Administração e Gestão de Fundos de Pensões
Fornecemos toda a informação necessária para o acompanhamento da actividade dos Fundos e tomada de decisão:
- Subscrições individuais e colectivas;
- Tratamento de operações;
- Relatórios gerais e personalizados;
- Pagamento de Pensões;
- Transferências entre Fundos;
- Transacções pontuais e recorrentes;
- Extracto para o subscritor e para o associado;
- Análise histórica do subscritor.
Fundo de Pensões
O fundo de pensões são veículos de financiamento segundo os quais, as contribuições são depositadas numa Entidade Gestora de Fundos de Pensões, que é responsável tanto pelo investimento, bem como pela administração dos fundos.
Fundo de Pensões Abertos
O fundo de pensões é aberto quando não se exige a existência de qualquer vínculo entre os diferentes aderentes ao fundo, dependendo a adesão ao fundo unicamente da aceitação da entidade gestora, garantido um conjunto de benefícios socialmente úteis e vantajosos para os participantes.
Fundo de Pensões Fechado
É fechado quando diz respeito apenas a um associado ou quando existem vários associados. Quando há um vínculo de natureza empresarial, associativo, profissional ou social entre os mesmos e seja necessário o consentimento destes para a inclusão de novos associados ao fundo.
Planos de Benefício Definido
Os benefícios a serem pagos na reforma são previamente definidos, sendo as contribuições para o seu financiamento calculadas por forma a cobrir o pagamento desses benefícios;
Objetivo do Fundo de Pensões
O objectivo principal de um Fundo de Pensões é providenciar uma reforma condigna para o trabalhador, incluindo a cobertura de outros tipos de riscos que podem ocorrer antes de atingir a idade da reforma. Os benefícios são garantidos através de um plano de pensões (pensões de reforma, invalidez e sobrevivência).
Plano de Pensões
Um plano de pensões é um programa que define as condições e regras que permitem a uma dada pessoa ou ao seu agregado habilitar-se ao recebimento de uma pensão por: reforma por velhice; reforma por invalidez; pré-reforma; reforma antecipada; sobrevivência.
Planos de Contribuição Definida
Neste tipo de plano o que se define previamente são as contribuições, sendo os benefícios resultados das contribuições entregues e dos rendimentos acumulados dos investimentos das contribuições;
O que as pessoas precisam
saber sobre os Fundos de Pensões
da Moçambique Previdente.
- O que é Fundo de Pensões?
-
O Fundo de Pensões é um património financeiro, constituído e gerido por uma Sociedade Gestora de fundos de pensões (Moçambique Previdente) para fazer face as responsabilidades assumidas através do plano de Pensões.
- Que tipos de Fundos de Pensões a Moçambique Previdente oferece?
-
Segundo a natureza contractual:
- Fundos de Pensões Fechados:São contratados por um associado ou, envolvem vários associados, para o benefício de membros vinculados à sociedade, isto é, a sua adesão depende da autorização do associado.
- Fundos de Pensões Abertos:São promovidos pela entidade gestora, isto é, a sua adesão depende da aceitação das condições oferecidas pela entidade gestora.
- Como são pagos os benefícios dos Planos de Pensões?
-
De forma geral os benefícios são pagos através de uma pensão vitalícia (pensão que é paga enquanto o beneficiário for vivo) mas, se tal estiver previsto nos planos de pensões, podem ser adoptadas outras formas de pagamento.
- O que é Plano de Pensão?
-
Plano de Pensões é um programa que define as condições e regras que permitem a uma dada pessoa ou ao seu agregado que se habilite ao recebimento de uma pensão por: reforma por velhice; reforma por invalidez; pré-reforma; reforma antecipada; sobrevivência.
- Por que aderir aos Fundos de Pensões da Moçambique Previdente?
-
Os Fundos de Pensões oferecidos pela Moçambique Previdente, providenciam aos seus participantes uma reforma condigna, quer a razão da reforma seja o cumprimento integral do tempo de serviço, ou derivada de outros riscos que possam acometer ao participante de atingir a idade de reforma. Estes benefícios garantidos ao participante, proporcionam estabilidade e segurança ao membro durante a vida activa (laboral), propiciando maior produtividade, dado que há certeza de continuidade de uma vida tranquila na reforma, sem depender exclusivamente da Segurança Social.
- Como aderir ao Fundo de Pensões Aberto?
-
Adesão individual ao Fundo de Pensões aberto faz-se através da compra de unidades de participação pelo contribuinte (subscrição). No momento da compra das primeiras unidades de participação, deve ser celebrado entre o membro e a Moçambique Previdente, um contrato de adesão individual ao fundo e a entrega de documentos necessários para adesão.